Daisypath Wedding tickers

Daisypath Wedding tickers

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Processo civil tenho que pagar taxa? + Colocar ou não o nome do marido???


   Olá moças! Como estamos?

Eu to bem e em um dilema, colocar ou não o nome do noivo?

         Hoje comecei a dar entrada e alguns documentos do religioso, com marcar o curso de noivos, pedir atestado de batismo...(cada umas dessas coisas cobram taxas parem serem tiradas). E semana que vem vamos dar entrada no processo civil. Liguei para um cartório aqui próximo e descobri que tenho que pagar a bagatela de R$ 587,85 pra casar no civil... Um absurdo!!! 
        Foi aí que conversando com meu cunhado, descobri que existe a possibilidade de não pagar essa tal taxa abusiva. Ele me contou que quando foi dar entrada no processo do casamento dele, fez uma declaração dizendo que já morava com a futura esposa, e por conta disso não pagou taxa alguma. 
         Meninas vocês sabem alguma coisa sobre isso? Não estou muito inclinada a pagar essa taxa, se mais alguém conseguiu não pagar, please nos diga como!!!

        Junto com a entrada no processo civil surgem mais dúvidas, uma delas é colocar ou não o nome do futuro marido?
       Confesso que sempre fui absolutamente contra. Dá o maior trabalho ter que tirar todos os documentos novamente... Sem contar que sempre achei um ato machista. Por que a mulher deve acrescentar o nome do marido? Ela passa a pertencer a ele por acaso?
         Por outro lado essa questão passa a ser pura e simplesmente tradição, como casar de branco, usar véu, jogar buque... Como o próprio casamento em si. Já que hoje não é necessário ser casado no civil para que o casal tenha direitos...
          E agora estou muito indecisa sobre isso. Meu noivo não faz absoluta questão que eu coloque o nome dele, mas sei que ele ficaria feliz se eu o fizesse....

Não sei  que fazer e tenho que decidir isso rápido!!!!

O que vcs vão fazer meninas? qual a opinião das futuras senhoras sobre isso?


10 comentários:

Giovana Souza disse...

Ahhhh eu não teno vontade de incluir o nome porque temos um dos sobrenomes iguais...

Nada contra quem coloque, mas só de pensar no trabalho para trocar documentos... eu desisti...rsssss

giovanaefabiano.blogspot.com

CS Design Criativo disse...

A Sara conseguiu gratuidade, conversa com ela que ela te explica tudo direitinho. Quanto ao nome ainda não sei se quero mudar também...

Beijos !

Vivendo meu Sonho

Unknown disse...

Sabe que essa dúvida também me assombra? rsrs..
Meu nominho já não aqueles sabe? e incluir o dele vai ficar assim.. uma lindeza!
Mas eu também sei que ele iria ficar feliz se eu fizesse.

Só de pensar no tramite da documentação Óh my God! kkkkkkkkk

Beijos linda

http://noivapirando.blogspot.com.br/

Unknown disse...

Eu ainda estou nesse dilema. Gosto do meu nome do jeito que ele é, mas meu noivo ficaria super chateado se eu n quisesse o sobrenome dele.... To pensando seriamente nisso e confesso, não estou animada a ficar com 3 sobrenomes kkkkk
Essa questão da taxa eu não sabia, e esse valor é beem alto. Por aqui acho que é uns 200,00, mesmo assim ainda é caro :(

bjjoo

ahistoriadenos2.blogspot.com

Gabriela disse...

Não paguei mas a declaração não foi deste tipo não.
Foi uma declaração do tipo "não tenho condições de arcar com o valor".
Eles meio que dão umas indiretas, dizendo que é verificado na Policia Federal e tal, mais sei que é mentira.
Já vi muitas noivas pagarem por medo ou vergonha de assinar um documento assim, o que não foi o meu caso, já que simplesmente não tinha esse dinheiro todo.
Como já sabia há muito tempo sobre esta tal declaração, nem me preocupei e nem me deixei intimidar pelo pessoal do cartório.
É meu direito, por que não?
Pagamos uma pequena taxa (50) e pronto. Simples.
Beijos

Suellen Machado disse...

Eu decidi colocar o sobrenome do meu noivo por simples questão de tradição e não paguei o civil, moro em uma comunidade pacificada e agora temos facilidade pra essas coisas é só assinar um papel declarando q moro nessa área e consigo tudo de graça, documento tbm. Mas existe tbm a possibilidade de vc fazer uma declaração de pobreza.

http://eisounoiva.blogspot.com.br/

Jacy Arteira disse...

Pois é quando agente para e pensa que vai ter que trocar todos os documentos,assusta e bate a duvida se realmente vale a pena colocar o sobrenome do noivo, eu também não queria colocar, mas, diferente do seu noivo o meu não aceitou que casamos e eu não coloque o sobrenome dele, ficou extremamente chateado. Como ele não queria casar na Igreja e eu queria, entramos num acordo, vamos casar na igreja e com direito a herança de sobrenome dele.. rsrsrsrrsrs. Agora quanto a taxa o que eu sei que vc pode fazer uma declaração de que vc não tem condições financeiras de pagar. ai eles tiram a taxa. bjssssssssssssss e boa sorte.

quero apagar disse...

Oi flor! Eu consegui marcar o cartório semana passada, não paguei nada, coloquei o sobrenome do marido e ele colocou o meu =)
Olha meu post, se ficar com alguma dúvida me chama

http://chegouaminhavezdecasar.blogspot.com.br/2014/01/cartorio-e-casamento-gratuito-checked.html

Gessica Morais (Kinha) disse...

Muito legal esse post, acho que essas coisas variam de cada estado né..e dai surgem varias duvidas por isso!
Beijo
www.umalindapromessa.com

Unknown disse...

olá linda, acompanho o seu blog há uns 7 meses.
Quando casei no civil, não queria mudar meu nome, mas não falei nada. Casei, toda feliz, peguei a certidão e guardei.
Depois de 4 anos, quando precisei tirar uma nova identidade, descobri que meu nome tinha sido mudado e eu seria obrigada a usar o nome do meu marido. Fique muito p.. da vida, procurei alguma forma legal de mudar isso, mas não teve jeito. E agora, que estou de férias na facu, comecei a mudar o nome, é uma peregrinação.
Começa pela identidade, carteira de motorista(optei por deixar com nome de solteira por enquanto, até conseguir acertar toda minha documentação), receita federal, empresa q trabalho, inss, banco, contas de aguá, luz, telefone, cartões de crédito, plano de saúde, facu... ainda não consegui mudar nem a metade. E anida precisarei abrir processos para pedir alteração na certidão de nascimento dos meus filhos. ufa!
então NÃO MUDE O SEU NOME!!!!!!!!

Postar um comentário

Estou ansiosa por seu comentário!